sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Doce cachada em Elvas


Aproveitando uma nova passagem por Elvas, desta vez a propósito da realização do PortSugar® 2010 o encontro de coleccionadores promovido pelo CLUPAC – Clube de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, os exmágalos Salomé, Ritinha e Carlitos andaram cachando por esta cidade alentejana.
Depois do encontro de trocas e jantar convívio, os exmágalos foram no encalço de algumas das caches que tinham ficado por fazer da primeira vez que por aqui passaram. Embora a noite tivesse caído há muito, os seus olhos foram divinalmente “iluminados” tal foi a rapidez com que a cache surgiu nas suas mãos. Claro que a lanterna de bolso deu uma preciosa ajuda… Como a noite já ia longa, os exmágalos deram por bem empregue aquele serão e rumaram aos seus aposentos para um merecido descanso.
No dia seguinte, após a participação num peddy paper denominado Sugarpaper, onde tiveram a oportunidade de percorrer ruas e monumentos da cidade colectando mais alguns pacotes de açúcar, terminaram a manhã com um excelente almoço no restaurante Adega Regional.
Já de barriga cheia os exmágalos, após uma breve mas sempre reconfortante paragem para admirar o imponente Aqueduto da Amoreira, dirigiram-se ao Forte de Santa Luzia onde, mesmo sem planearem, foram integrados num grupo que já se encontrava a efectuar uma visita guiada ao mesmo. Tiveram direito a uma explicação pormenorizada sobre a importância das fortificações de Elvas nas batalhas ali travadas ao longo da história. Sem saberem que a cache escondida ali nas imediações tinha sido arquivada, foram depois no seu encalço. Esta não demorou muito a aparecer e, embora tenham estranhado encontrar o logbook por estrear, lá deixaram o registo da sua passagem bem como um brinde de quatro rodas. Claro que só se aperceberam de que aquela cache se encontrava desactivada quando quiseram registar no site a sua passagem e receberam do owner a indicação de que a cache que tinham encontrado não era suposto existir e que estaria a aguardar a sua recolha em próxima oportunidade. Talvez tenha sido a cache mais insólita que já tenham encontrado e só revela a qualidade destes exmágalos em “farejar” estas caixinhas pois que as encontram mesmo onde não era suposto existirem…
De seguida dirigiram-se ao Forte da Graça e aí depararam-se com um cenário de assombroso abandono! Ficaram maravilhados com aquela fortificação que os ia deixando mais empolgados à medida que iam avançando pelo seu interior, percorrendo escadarias e salas completamente abandonadas e expostas ao vandalismo. A cache apareceu logo de seguida, depois de contemplarem demoradamente a fantástica vista panorâmica de Elvas que se vislumbrava do alto daquele forte.

2 comentários:

Exmágalos disse...

Embora o registo tenha mais de 5 meses, fica aqui a nota da primeira referência na blogosfera ao nosso blogue.
Trata-se da referência da passagem dos exmágalos Salomé, Ritinha e Carlitos pela cidade de Elvas, designadamente pelo assombro de se terem deparado com um imponente forte militar deixado ao abandono e ao vandalismo:

http://cidadelvas.blogspot.com/2010/11/salvem-o-forte-da-graca.html

Entretanto já há movimentos para a sua recuperação.
Este é um belo exemplo (só é pena não ter sido lançado antes da visita dos exmágalos àquele espaço e que tanta ajuda teria dado...):

Guia para visitar o Forte da Graça

Parte 1 - Equipamento
Parte 2 - Recomendações de Segurança
Parte 3 - Fotografia aérea e apeada
Parte 4 - Debaixo do polígono quadrangular
Parte 5 - Reduto Central, piso inferior
Parte 6 - Qualquer Melro chega à Casa do Governador!
Parte 7 - Reparações urgentes só na Casa do Governador
Parte 8 - Diagnóstico e Intervenção Urgente
Parte 9 - "Links", "keywords" e dossier da UNESCO
Excursión a la Fortaleza
Elvas Nominated for World Heritage

Poderemos fazer algo mais para salvar o Forte da Graça?

tiagomccf disse...

Apoiem o movimento para a Recuperação do Forte da Graça! É só ir ao link, registar e apoiar! Obrigado

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=333