segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Navegando" no Mar da Palha


Foi em dia de vento forte e gélido mas soalheiro que os exmágalos Ritinha e Carlitos foram "navegar" para as latitudes do Mar da Palha junto ao Montijo.
Fizeram uma primeira paragem para observarem, desde Alcochete, as belas paisagens proporcionadas pelos sapais que integram a Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Já no Montijo, a bela praia fluvial do Samouco foi a paragem seguinte para procurar uma cache. Infelizmente não ficou registada na contabilidade de caches dos exmágalos pois a sua busca foi dificultada pelos muggles à volta, em preparativos das artes da pesca. No entanto, a primeira cache do dia deu a conhecer aos exmágalos o Moinho de Vento do Esteval, exemplar emblemático do séc. XIX reconstruído há cerca de 10 anos, fazendo parte do espólio do Museu Municipal do Montijo. Após algumas "voltas" e descoberta a tal diferença, a tão esperada cache lá apareceu.
A cache seguinte levou os exmágalos ao Terminal Fluvial do Seixalinho. Como àquela hora não havia barco para apanhar foram rápidos a dar com a cache, e porque o vento frio teimava em penetrar nos ossos, o log foi já feito no interior do cachemobil.
Já no concelho da Moita, a terceira cache trouxe o ponto alto do dia, proporcionando uma bela caminhada ao longo da praia fluvial do Rosário, de onde se podia contemplar uma enorme área do estuário do Tejo, desde Lisboa, Montijo e Barreiro com o que resta do seu imponente passado industrial. A cache foi facilmente "apanhada" juntamente com algumas conchas que os exmágalos trouxeram para casa e que serviu de disfarce para alguns muggles que passeavam no areal.
Ainda com alguma luz do dia, na passagem por Alhos Vedros, tiveram ainda tempo de tentar encontrar mais uma cache localizada no denominado Parque das Salinas, onde outrora se extraía este precioso condimento. No entanto, pese embora estivessem no GZ (Ground Zero) correcto, a cache não apareceu. Souberam mais tarde que ela esteve "de baixo" das suas mãos mas devido à sua bem conseguida "camuflagem" desta vez ficou registada como "not found". Ficou assim como aperitivo para uma próxima ida àquelas bandas do Tejo.

1 comentário:

Ritinha disse...

Brrrrrrrrr...Que frio! A noite caiu tão depressa.