quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Viagem no tempo à 1ª cache encontrada


Por que não havia registo desse mítico dia 22-Fev-2009 (ainda este blogue não tinha visto a luz do dia) em que um grupo de amigos se iniciou na actividade do geocaching, faz-se agora uma rápida viagem no tempo para que fique gravado para todo o sempre, se não nas nossas memórias, pelo menos aqui na globosfera.
Nesse fim de semana, o grupo, que um pouco mais tarde se haveria de auto-denominar de exmágalos, programou realizar mais uns habituais passeios pedestres mas, deste vez, com um aliciante adicional que era participar num jogo e descobrir umas caixas escondidas por outras pessoas.
A deslocação foi à Serra da Freita, Arouca. Foi mais uma oportunidade de caminharem numa região de Portugal com óptimas paisagens e percursos pedestres bem cuidados e assinalados.
No primeiro dia percorreram o PR15, denominado "Viagem à Pré-História", cujos pontos altos foi a passagem quase despercebida pelos restos das Antas do Monte Calvo, a presença sempre constante no horizonte dos aerogeradores do Parque Eólico da Freita, bem como observar esse fenómeno geológico raro a nível mundial que são as pedras parideiras.
Após um belo jantar e uma noite bem descansada no Parque de Campismo do Merujal, o segundo dia foi passado a percorrer o PR7, denominado "Caminhada Exótica", com uma incursão inicial à base da cascata da Frecha da Mizarela com o intuito de aí procurar a primeira cache que, no entanto, teimou em não aparecer. O percurso revelou-se bastante acidentado e por vezes um pouco mais exigente para algumas pernas mais curtas... Desta vez foi a bela e imponente cascata que preencheu uma boa parte do horizonte, sendo de realçar uma ou outra transposição mais difícil do terreno que culminou num banho de pés retemperador nas águas frias do rio Caima. O dia foi finalizado com a proveitosa passagem pelo Monte São Pedro Velho (1077m) onde, desta vez, conseguiram facilmente descobrir a primeira cache dos exmágalos.

Sem comentários: